Avaliação de Desempenho

A avaliação de desempenho é um processo de apreciação sistemático do desempenho dos trabalhadores no exercício das suas funções.

Método Clássico por nós usado:

  • Escala gráfica;
  • Comparação aos pares;
  • Incidentes críticos;
  • Testes e observações de desempenho;
  • Centros de avaliação;
  • Avaliação por resultados;
  • Entrevista da avaliação de desempenho;
  • Entre outras.


Avaliação por Competências

Oferecemos algo que corresponde muito mais à filosofia e à nossa cultura que consite fundamentalmente em envolver os avaliados no processo, fazendo eles o elemento principal do mesmo. Acaba-se assim com a ideia de que a avaliação de desempenho é um processo pontual feito em determinada fase do ano, para passar a encará-lo como processo contínuo de acompanhamento do trabalhador no seu dia a dia e responsabilizando-o no seu próprio processo evolutivo.

Neste método os funcionários fazem uma autoavaliação, identficando não apenas os seus pontos fortes e seus potenciais, ficando assim para os superiores a tarefa de ajudar a relacionar o seu desempenho com as necessidades e a realidade da organização.

A aplicação de qualquer destes métodos culmina na análise dos relatórios elaborados por consultores especializados nesta área com intenção de aplicar medidas corectivas e de melhorar os pontos fracos.

Cliente mistério

O cliente mistério é uma técnica de auditoria de serviços, ou seja, método de avaliação de competências e da qualidade de serviço que é prestado aos clientes, através de investigadores que representam o papel dos clientes. Nos dias de hoje os empresários e as organizações apostam, cada vez mais, nesta ferramenta de apoio à gestão. Esta técnica deve ser assumida e encarada numa prespectiva evolutiva como uma avaliação construtiva e impulsionadora de um plano de desenvolvimento estratégico. Este processo é concluído com a produção de um relatório final, que constitui o feedback de toda a acção.

Cliente mistério para hotelaria

  • Reservas

Avaliação do atendimeno e do desempenho do processo da venda de reservas (presenciais ou telefónicas) a indivíduos e grupos. Este contrle previne o risco de perda de receita por inércia do recepcionista ou por técnicas e venda inadequadas.

  • Estadia

O Hóspede mistério avalia de modo imparcial e detalhado a informação sobre o funcionamento dos departamentos operacioansi do hotel no que diz respeito ao "hosting".

  • Restauração

Será necessário avaliar o serviço de bar e restaurante, bem como o de cozinha, de modo a manter a qualidade inerente aos serviços que a indústria hoteleira exige.

  • Avaliações periódicas

Esta avaliação para ter impacto ao nível dos resultados deve ser aplicada com frequência, o cliente mistério deve comparecer semestralmente em todos os departamentos do hotel.

 

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